Após a morte de seu pai, o rei George V, e a renúncia do seu irmão rei Edward VII ao trono, resta ao príncipe Albert a função de governar a Inglaterra, em 1936. Com o país em crise e no início da Segunda Guerra Mundial, o rei George VI é coroado e o seu maior desafio não é assumir o reino, mas falar em público. Vencer suas dificuldades com a oratória é vencer um guerra interna. E esse não é enredo apenas do filme encenado sob o título O Discurso do Rei, é de fato o que aconteceu no início do reinado do pai da Rainha Elizabeth II, atual monarca do Reino Unido. Rei George VI, venceu seus bloqueios e governou por 16 anos até falecer. Falar bem em público exige algumas técnicas que são encenadas no enredo do filme que bem demonstra que o treinamento foi essencial na solução.
Como falar bem em público
Falar bem em público não é missão apenas de diplomatas ou políticos, é uma missão que pode chegar a qualquer pessoa sem ela esperar. E a preocupação frequente de quem é convidado para ser orador em alguma ocasião especial, ou mesmo em uma reunião de trabalho é saber como falar bem para o público.
A tensão e o nervosismo que o momento pode gerar afetam até mesmo os mais experientes oradores: reis, executivos de multinacionais, professores universitários ou um representante comercial tentando vender seu produto, qualquer um deles pode passar por dificuldades para falar em público, caso não esteja preparado.
Como dar uma entrevista
Falar para um público específico é tarefa que exige concentração e foco, mas expressar-se pode ser ainda mais desafiador se a pessoa for convidada para dar uma entrevista. Falar para um veículo de comunicação, que vai reproduzir suas palavras em uma dimensão imensurável, pode aumentar o momento de estresse e para não perder a oportunidade é importante estar pronto e preparo.
As empresas que buscam reconhecimento e espaço para suas ideias e projetos junto à imprensa valorizam o serviço de uma assessoria de imprensa, que possa viabilizar o contato com jornalistas, repórteres e diferentes programas informativos.
O ideal é que a empresa tenha um porta voz, ou até mais de um representante apto a fazer esse papel que oferece como retorno muita credibilidade e confiança que sutilmente são associados à marca.
Representar essa empresa ou marca exige conhecê-la profundamente para não cometer gafes. Dar uma entrevista para TV, rádio ou qualquer outro veículo de comunicação deve considerar algumas técnicas e claro, não deixar que o nervosismo atrapalhe a desenvoltura.
Para ajudá-lo separamos 12 dicas de como dar uma boa entrevista:
12 dicas para dar uma boa entrevista
1. Chegue com antecedência e peça para conversar com o entrevistador antes de começar, isso vai aumentar sua confiança e criar empatia com ele;
2. Esteja preparado, tenha domínio do assunto que vai abordar;
3. Pesquise sobre o entrevistador e o veículo que ele representa, o chame pelo nome, isso reforça seu foco;
4. Não emita opiniões e nem juízo de valor, se isso não estiver no objetivo da pauta;
5. Responda apenas o que foi perguntado, tenha em mente frases prontas que possam ajudá-lo, mas seja natural e pense rápido;
6. Não use expressões vagas e alongadas como “talvezzz”, “ahhnh”, “éééé” ou “nééé”;
7. Tenha certeza que está conseguindo transmitir uma ideia sem divagar pelo tema;
8. Evite termos técnicos, você quer que todos lhe entendam;
9. Peça para que sua assessoria de imprensa lhe ensine a usar mensagens sutis sobre seu produto ou serviço, sem forçar para que a marca apareça;
10. O corpo também fala. Não se movimente como pêndulo, não dance com a cadeira e evite movimentar excessivamente as mãos ou pés, estes gestos transmitem insegurança;
11. A vestimenta também conta, o apropriado é vestir-se de forma mais discreta. Se for para televisão o indicado para eles é terno e gravata, já mulheres devem evitar roupas coloridas ou acessórios que desviem atenção do telespectador (se achar necessário pergunte antes o que deve usar) e
12. Faça um media training vai ajudá-lo a treinar e se apresentar ainda mais preparado.
Commentaires